top of page

Como funciona a Psicoterapia com foco na Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia baseada na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e podem influenciar nossa qualidade de vida. O que pensamos afeta o que sentimos e como agimos. Da mesma forma, nossos comportamentos influenciam nossos pensamentos e emoções.


A TCC é considerada uma abordagem baseada em evidência na área da saúde mental, o que significa que ela se apoia em pesquisas científicas rigorosas que demonstram sua eficácia no tratamento de uma variedade de problemas emocionais e comportamentais.


Como funciona a psicoterapia com foco na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental?


Acolhimento e Avaliação Inicial

Começamos nos conhecendo, explico um pouco sobre como funciona a abordagem, algumas orientações do acordo terapêutico e busco entender como posso te ajudar. Nesse momento, vou te ouvir atentamente sobre você e sua história, sua motivação em buscar terapia, queixas e expectativas.

Posso te fazer algumas perguntas para compreender melhor como por exemplo: como você tem se sentido, como é a sua rotina atual e etc. Vou tentar ajudar você a entender como seus pensamentos, emoções e comportamentos estão relacionados aos seus desafios. A ideia é identificar o que está contribuindo para seu desconforto. Este é um espaço seguro para falar sobre o que você está passando.

Colaboração Terapêutica

Trabalhamos em parceria para entender seus desafios, definir metas e desenvolver estratégias de tratamento. Você é um participante ativo no processo, e sua contribuição é fundamental. A terapia é uma parceria na qual você aprende habilidades que pode usar por conta própria no futuro.

Definição de Objetivos e Plano de Tratamento

Juntos, vamos identificar os seus objetivos em terapia. Isso pode incluir, por exemplo, lidar com emoções como ansiedade e estresse, ampliar e fortalecer autoconhecimento, ou qualquer outro desafio que você esteja enfrentando.

Esses objetivos ajudarão no direcionamento do nosso trabalho e a medir o progresso. Como terapeuta posso ser mais assertiva em desenvolver um plano de tratamento que inclui estratégias terapêuticas específicas.

Psicoeducação

Durante as sessões vou fornecer informações e explicações sobre questões psicológicas conforme sua demanda e necessidade, como por exemplo: explicar sobre ansiedade e etc. E estratégias específicas que podem ajudar. Isso é parte importante do processo para que você entenda melhor o que está acontecendo.

Planos de Ação e Ferramentas de apoio

A terapia não se restringe apenas às sessões e os planos de ação promovem insights e aplicação do que foi trabalhado na sessão. Permitem que você coloque em prática o que foi conversado e aprendido na terapia em sua vida cotidiana. Os planos de ação e as ferramentas de apoio são personalizados para se adequar às necessidades individuais e estimulam a autonomia.

Acompanhamento de Progresso


Ao longo do processo terapêutico continuaremos conversando sobre como você está se sentindo e entendendo como está o desenvolvimento dos seus objetivos. Se necessário, ajustaremos nosso plano para garantir que você esteja progredindo em direção aos seus objetivos.

ree

Alta e Conclusão


O tempo de duração do acompanhamento psicoterápico é variável e dependerá dos seus objetivos e da natureza das questões a serem trabalhadas. Mas é importante destacar que esta modalidade de atendimento percorre determinados estágios visando a alta.

À medida que você começa a se sentir melhor e alcançar seus objetivos, conversamos sobre a conclusão do processo terapêutico. No entanto, isso não significava que é um adeus permanente à terapia. Se precisar, podemos considerar sessões de acompanhamento para garantir que você mantenha seu progresso. Ou até em momentos futuros, conforme sua necessidade há essa possibilidade de retomar à terapia.


Essa é uma parte do escopo do que compõe a Terapia Cognitivo Comportamental. Há um direcionamento e estrutura prévia e também há flexibilidade, fluidez com adaptação às suas necessidades.


Existem outras linhas dentro do guarda chuva das Terapias Cognitivas Comportamentais como a TCC clássica, o qual teve enfoque nesse texto, a Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Comportamental Dialética e etc. Estas compõem a mesma linha teórica mas com algumas diferenças e especificidades que entendendo a sua demanda consideramos qual a mais assertiva tendo em vista que as Terapias Cognitivas Comportamentais são baseadas em evidência.


__________________________________________________________________________________


Jessica Ferreira Vieira de Lacerda

Psicóloga CRP 11/11890


Gostaria de entender melhor como funciona psicoterapia e como poderia te ajudar? Entre em contato, clique no link abaixo e saiba mais. Estou aqui para apoiá-lo(a) nessa jornada de autoconhecimento e transformação.


Comentários


Copyright © 2025  Jessica Ferreira. Todos os direitos reservados.

bottom of page